Por que comprar com um corretor de imóveis é a melhor opção

1. Corretor de imóveis é o único habilitado diante da lei

Antes de mais nada é interessante saber não só que a profissão de corretor de imóveis é regulamentada, como que, em todo o Brasil, ele é o único autorizado a intermediar transações imobiliárias.

Quem garante que aquele imóvel está ou não dentro de uma faixa razoável de preço? Quem sabe calcular a possível valorização do imóvel nos próximos cinco anos? Quem conhece todos os trâmites dos financiamentos imobiliários? Quem conhece de perto e sabe como evitar todos os riscos de uma transação imobiliária?

Esses são apenas alguns dos muitos aspectos que a lei visa garantir que o cliente tenha a melhor experiência de compra/venda e não seja enganado por pessoas de má fé sem conhecimento ou código de ética.

2. Economia de tempo

Sem nenhuma dúvida, uma das principais vantagens que fazem da ajuda de um corretor de imóveis seja muito bem-vinda é a economia de tempo. Atualmente, com a correria das grandes cidades e os horários extensos das jornadas de trabalho, é muito difícil que alguém possa se ausentar para ficar buscando casas ou apartamentos — e isso dá muito mais trabalho do que parece!

Ao conhecer as necessidades e expectativas do comprador, o profissional da área faz uma triagem do que há disponível no mercado, de forma a selecionar unidades que serão de seu interesse. Além disso, o corretor tem acesso a uma quantidade maior de ofertas, o que facilitará a busca pelo imóvel ideal.

Mesmo que exista uma certa indecisão por parte do cliente, o agente imobiliário o ajudará a definir quais são as características necessárias que a residência precisa ter para atendê-lo. Mesmo que a primeira unidade apresentada não o agrade, ele terá outras que o poderão satisfazê-lo.

Além de tudo isso, o corretor de imóveis cuida de todo o processo de compra, o que facilita a negociação e agiliza a assinatura do contrato. Durante a busca pela unidade ideal, esse profissional se preocupa em agendar as visitas de maneira a otimizar o tempo de seu cliente.

Outro ponto positivo de comprar um imóvel com uma assessoria profissional é a maior agilidade para fechar negócio. Quando alguém tenta vender um bem desse tipo por conta própria, nem sempre essa pessoa tem a disponibilidade necessária para fazer todo o processo de negociação, o que pode atrasar a conclusão do acordo. Nesse caso, o comprador deverá ter ciência que a transação não ocorrerá na celeridade esperada.

Dessa forma, ao contar com um agente imobiliário, o comprador não terá o seu tempo livres desperdiçado, pois ele apenas precisará ir às melhores propriedades, o que vai poupar horas preciosas de seu dia.

3. Capacidade de negociação

Quando alguém decide adquirir um novo imóvel, é preciso estar ciente que, durante o processo compra, será preciso envolver em uma negociação. Contudo, todo acordo imobiliário envolve elevados valores financeiros, o que poderá acarretar em desentendimentos e desgastes entre as partes, devido à divergência de interesses ou por desconhecimento da realidade do mercado.

Para evitar problemas como esse, é essencial contar com o auxílio de um profissional do mercado imobiliário para intermediar a negociação. Assim, como o corretor trabalhará como um mediador, ele terá como principal objetivo fazer com que o acordo seja fechado de forma que todas as partes envolvidas saiam satisfeitas.

Apesar de o agente imobiliário ser um consultor do mercado imobiliário, para que ele tenha sucesso, é preciso que ele seja um ótimo vendedor. Assim, quem trabalha com esse tipo de situação precisa, necessariamente, desenvolver uma série de características, atributos e qualidades específicas, que contribuem para que seja possível obter os melhores resultados. Entre essas habilidades está a capacidade de negociação.

Afinal, durante o seu treinamento, o corretor aprende e desenvolve técnicas as quais trarão objetividade na conversa e permitirão que o acordo seja fechado mais rapidamente. Independentemente que a pessoa seja persuasiva ou um ótimo negociador, o profissional da corretagem sabe exatamente quais serão os pontos que ele deverá explorar para conseguir um valor de compra mais justo para o seu cliente.

Além disso, ele tem um amplo conhecimento do que acontece nesse segmento. Assim, esse profissional sabe quando um proprietário precisa vender com celeridade o seu bem ou quando uma unidade está há muito tempo no mercado, o que traz maior poder de barganha para sua compra.